Semana Bíblica - 2010

Em sintonia com a Igreja no Brasil e mais particularmente com a nossa Diocese, aconteceu em nossa Paróquia nos dias 13, 14 e 16 de Setembro a Semana de Estudos Bíblicos. Neste ano a Igreja nos propôs o estudo e reflexão do Livro do Profeta Jonas, com o tema: “Jonas: Conversão e Missão” nos leva a olhar para a prática missionária de nossas comunidades, e o lema: “Levante-se e vá à grande cidade” (Jn 1,1) quer nos impulsionar ainda mais rumo às pessoas e lugares sedentos de Deus e carentes de nossa presença missionária.


O estudo Bíblico nos proporcionou momentos de oração, reflexão e grandes descobertas, ou seja, ensinamentos. O livro de Jonas é uma parábola que junta sabedoria e profecia. Ele quer passar para nós o ensinamento de que a justiça divina é diferente da justiça humana e que a misericórdia de Deus é sem limites. A mensagem do livro de Jonas faz uma crítica à religião vazia, fechada em si mesma e desligada da realidade da vida. É também uma crítica a quem se fecha ao perdão. É um alerta e um incentivo a aprender a ver as pessoas que não são do nosso grupo com um olhar mais humano e acolhedor. Quer nos ajudar a fazer nascer dentro de cada um a misericórdia divina, a misericórdia de um Deus que ama a todos universalmente.

No cap. 1, 1-3 Jonas recebe a missão de pregar em Nínive, mas embarca para Társis, foge do seu compromisso, tomas exatamente o caminho contrário, tentando fugir da presença de Deus e de sua missão profética.

É uma missão desconcertante para Jonas, pois Nínive e uma cidade pagã, inimiga do seu povo e famosa pela maldade e violência; em sua fé o povo judeu acreditava que o amor de Deus passava pelo ódio aos inimigos e as nações pagãs.

A atitude de Jonas de fugir nos questiona: não tem sido esta atitude do profeta a mentalidade de muitos de nós leigos e leigas, cristãos de hoje? Como outrora, precisamos nos conscientizar de que o campo específico de atuação do leigo é o mundo, principalmente onde estão os que mais sofrem na sociedade, aonde a fraternidade e a dignidade humana se encontram ameaçadas de alguma forma. Somos chamados a ser discípulos missionários vivendo nossa missão que nos conduz ao coração do mundo, encarando os grandes problemas econômicos, os desafios da atual conjuntura sócio-político.

A história do livro de Jonas apresenta um grande ensinamento: Deus tem a última palavra. Deus é amor e misericórdia. Está sempre disposto a mudar se o homem estiver disposto a mudar. Deus sempre nos oferece sua graça e o seu amor, se faz presente em nossa vida e na história.

O livro de Jonas termina com uma pergunta de Deus para Jonas: “Se você está com dó de uma mamoneira, que não lhe custou trabalho, que não foi você que fez crescer, que brotou numa noite e na outra morreu? E eu, será que não vou ter pena de uma grande cidade?” (4,10-11). Esta pergunta de Deus a Jonas é também dirigida a cada um de nós: Quantas vezes colocamos o cuidado com as nossas coisas acima do cuidado com as pessoas que estão ao nosso lado? Como está a nossa prática do mandamento que nos prescreve: “Amar a Deus sobre todas as coisas?”


Esperamos que o estudo e reflexão da Bíblia continue a nos sustentar na fé e caminhada.
Ivonete de Castro Moura